
O jeito que cada um estuda é peculiar e inerente a cada pessoa, sendo personalíssimo, assim não existe um método perfeito de estudo. Mesmo que você repita os métodos de um concurseiro que conseguiu a primeira colocação em todos os concursos que participou, não há garantias de sucesso.
No início é interessante você pesquisar métodos diferentes, abrangendo várias pessoas e escolher aquele que melhor se adapta a você. Com certeza nessa fase da vida, você já deve ter vários métodos de estudo e precisa saber porquê estudar para concurso público é diferente de estudar para uma prova de faculdade, por exemplo. Aqui uso as palavras de Alexandre Meirelles : “Você precisa reter o conhecimento durante um longo período de tempo, por isso, você tem que interagir com o material de estudo.”
Dessa forma eu vou dar algumas dicas e relatar a forma como eu estudo.
DICAS:
- Não tentar decorar tudo
- É humanamente impossível decorar todas as informações que você precisará ler, selecione com cuidado o estritamente necessário para decorar.
- Procurar ter um entendimento geral da disciplina
- Como não é possível decorar tudo, você tem que ter uma idéia de como a disciplina funciona para, em muitos casos, responder as questões baseado em um raciocinio analítico. Então, mesmo que você não saiba a resposta exata, conseguirá descobrir a resposta mais provável e com o tempo isso fará uma enorme diferença.
- Estudar através das perguntas:
- O quê é isso?
- Para que serve?
- Quem usa?
- Como se usa?
- Observações Interessantes.
- Exceções.
- Essa é a base para a construção de qualquer conhecimento. Tendo essa estrutura como base a assimilação e o entendimento de qualquer assunto ficará mais fácil. Preste muita atenção nas exceções, pois é o que cai com mais frequência em provas.
- Manter o estudo constante e realizar provas sempre como “teste”
- O que funciona aqui é a filosofia do “Treine duro, jogue fácil!”. Você deve fazer simulados da vida real, ou seja, provas de concursos que você não deseja assumir, mas que tenham disciplinas e conteúdos relacionados com o que você estuda.
- Como você não está preocupado com a aprovação, não precisará ficar nervoso e nem preocupado se estudou tudo ou não. Apenas vá lá e faça o melhor.
- Isso vai ajudar a você manter a tranquilidade nos dias de prova, resolvendo o maior número de questões corretamente. Não ficar ansioso para fazer uma prova é talvez o bem mais valioso de um concurseiro!
- Avalie o que você fez de errado e o que fez certo, sempre procurando melhorar para a próxima. Dessa maneira você não fica frustrado com as reprovações e continua sempre estudando até chegar o dia da sua aprovação!
- Resolva questões de prova desde o início
- Não espere terminar toda a matéria para resolver questões, pois você pode estar perdendo um tempo precioso. As questões auxiliam a determinar o rumo do estudo, aprofundar mais determinado assunto ou a procurar novas fontes de informações.
Essa é a minha forma de estudar, espero ser útil para vocês.
Boa Sorte nas provas!
Hey very interesting blog!
This is my first time pay a visit at here and i am really happy to read all at alone place.