Disciplina no Estudo

Muitos concurseiros tentam estudar todo o conteúdo da prova após o lançamento do edital. Essa estratégia está fadada ao fracasso devido a escassez de tempo. Para que se consiga cobrir todo o Edital é fundamental que os estudos sejam iniciados antes do edital. Esta afirmação pode parecer ilógica, pois podemos acabar estudando muitos anos até a abertura do concurso, ou pior, o edital pode ser lançado com disciplinas diferentes do que estamos estudando. Esse é o preço a pagar.

A principal qualidade do concurseiro é a disciplina de estar sempre estudando. Esta regularidade é que cria os aprovados e não métodos mirabolantes que “desvendam o segredo dos concursos”. Não há segredo e nem caminhos fáceis. A melhor analogia que já vi para isto foi feita pelo Professor Granjeiro comparando estudar concursos com uma maratona. Só consegue correr uma maratona quem está em constante treinamento, mesmo os atletas de elite se ficarem sem treinar não conseguem recuperar a forma em um curto espaço de tempo.

Para os que procuram fórmulas mágicas informo que o processo é simples: separar o material, estudar todos os dias, manter o foco, fazer provas de concursos. Seguindo estes passos a aprovação é garantida. Então porque muitos desistem? A questão é que nunca sabemos quanto tempo vai levar até a aprovação. E aí, está disposto a pagar o preço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *